Abstract:
Um tema que apresenta grande relevância atualmente é a Educação inclusiva. Contudo, relata-se
uma enorme dificuldade para que o ensino-aprendizagem em relação à educação especial aconteça
diante do cenário vivenciado pela pandemia do COVID-19 em 2020 e em 2021. Surge a necessidade
de investigar como os alunos com deficiência estão sendo atendidos através do ensino remoto, além
de avaliar as condições oferecidas a esse público para garantir o desenvolvimento proposto no
plano curricular. Acredita-se que os alunos com necessidades especiais, por consequência do
isolamento social, estão com desenvolvimento limitado, uma vez que a socialização é uma das mais
importantes premissas da inclusão escolar. O presente projeto foi apresentado com o intuito de
analisar o desenvolvimento da educação especial com método de ensino remoto de quatro alunos
assistidos por duas professoras apoio em um município do centro oeste mineiro. A fundamentação
do trabalho é do tipo descritivo-exploratória. Os questionários serão aplicados em duas escolas,
sendo uma escola da rede municipal e uma escola da rede estadual, buscando levantar as vivências
na educação da cidade no âmbito da inclusão diante da pandemia COVID-19. Pode-se concluir
que os alunos da educação especiais não estão adaptados ao ensino remoto e que novas alternativas
devem ser consideradas no ensino aprendizagem