dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo indicar o mais adequado Sistema de Educação para os alunos
com deficiência: Educação Especial ou Educação Inclusiva. Ele visa, levantar o problema,
questionar, motivar a família e a sociedade; cobrar participação e resultados; buscar normas e
diretrizes, subsídios capazes de apontar um caminho viável, de inclusão socioeducacional do
portador de alguma deficiência. A metodologia usada foi a qualitativa, bibliográfica e narrativa.
Em relação aos resultados, percebe-se que as deficiências e limitações, constituem barreiras à
inserção na sociedade, no trabalho e na própria família. É um problema de ordem sociopolítico,
religioso, educacional e econômico. Vem dos primórdios da humanidade e resulta em fatores que
vão do preconceito à marginalização, da superação ao sucesso. O retrospecto histórico dá uma
visão do tratamento dispensado a pessoa com deficiência através dos tempos. Conclui-se que não
bastam leis, acordos e decretos impositivos. Urge dar ao aluno com deficiência a educação que lhe
assegura o Direito Fundamental a que faz jus, como preceitua o Art. 208, inserido na Constituição
Federal de 1988. Com a pandemia se agravou a situação educacional no país. Os alunos com
deficiência foram os mais prejudicados. Praticamente inacessível para eles a nova modalidade de
ensino/aprendizagem pelas redes sociais. Contudo, espera-se não ser a pandemia desculpa de
retrocesso na Educação. Muito menos motivo para satisfazer interesses escusos de políticos. Sejam
de fato reais, as políticas públicas inerentes à educação de pessoas com deficiência. |
en_US |