Resumo:
A auditoria interna, em razão da grande diversificação das atividades que compõem os processos de uma entidade, torna-se muito importante. Preocupando-se inclusive com a parte operacional, abrangendo não somente os relatórios e controles contábeis, como também os controles internos. Tornando-se assim, de grande importância para a administração. Em um mercado cada vez mais competitivo, torna-se indispensável, para as grandes e médias empresas, um departamento que assegure a garantia de controle de 100% do patrimônio e atividades, ou seja, um departamento de “auditoria interna”. O presente estudo enfoca também como o auditor pode auxiliar e nortear a empresa diante das tomadas de decisões. Buscando demonstrar através de um estudo de caso, como um controle interno adequado e eficiente pode levar uma empresa a uma boa gestão de seus negócios, baseando se na tomada de decisão e tendo como base a auditoria interna. Evidencia se então a relevância deste tema. Mais especificamente, trata do estudo sobre conceito de Auditoria, com ênfase na Auditoria Interna Como Suporte Para Tomada De Decisões. No qual estará centrada a abordagem principal desta tese além, da diferenciação entre auditoria interna e externa, e da importância de um auditor em analisar os registros da empresa onde deverá obter um resultado confiável e preciso para redução de fraudes e erros administrativos e alavancar o crescimento da empresa auditada.