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Medicalização infantil: prevalência do uso de metilfenidato em uma escola pública do ensino fundamental em Dores do Indaiá- MG

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dc.contributor.author Pereira, Monisa de Fátima
dc.date.accessioned 2022-02-15T23:06:04Z
dc.date.available 2022-02-15T23:06:04Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/133
dc.description.abstract O conceito de medicalização tem evoluído ao longo das décadas e na atualidade é discutida por vários setores como: educação, sociologia, saúde entre outros. O crescimento da indústria farmacêutica, a facilidade de adquirir medicamentos e o capitalismo contribuíram para o crescimento da medicalização. Com isso, mesmo as crianças estão sendo prejudicadas, haja vista o aumento de diagnósticos de transtornos de aprendizagem como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que consequentemente leva à prescrição do metilfenidato, comercializado pelos nomes de Ritalina e Concerta. A metodologia empregada neste estudo foi pesquisa quanti-qualitativa exploratória, com o objetivo de analisar e conhecer a quantidade de alunos diagnosticados com TDAH que fazem uso do metilfenidato em uma escola pública da cidade de Dores do Indaiá – MG. O público alvo foram crianças com faixa etária entre 5 anos a 12 anos de idade. A prevalência encontrada de diagnosticados com TDAH foi 28 (47%). Sobre o profissional que prescreveu o medicamento, para 23 (82%) foi o psiquiatra, para 4 (14%) o neuropediatra, para 1 (4%) equipe multidisciplinar. 27 (96%) responderam usar o metilfenidato no tratamento e 1 (4%) risperidona. As reações adversas foram aumento de apetite em 15 (54%) e timidez em 7 (25%). en_US
dc.language.iso other en_US
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Metilfenidato, Diagnostico, Prevalência en_US
dc.title Medicalização infantil: prevalência do uso de metilfenidato em uma escola pública do ensino fundamental em Dores do Indaiá- MG en_US
dc.type Thesis en_US


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