Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a satisfação dos clientes de uma drogaria situada em Contagem, Minas Gerais, em relação ao atendimento prestado pelo farmacêutico. O trabalho propõe a premissa que a humanização do atendimento farmacêutico aumenta a satisfação dos clientes/pacientes. Os dados obtidos foram coletados por meio de questionários aplicados para 30 pacientes hipertensos e diabéticos atendidos na drogaria no mês de julho de 2017. De acordo com os resultados encontrados, a maioria dos pacientes portadores de hipertensão e diabetes mellitus, clientes da drogaria estudada é do sexo masculino, aposentado, com média de 58 anos de idade e IMC médio de 27,6 kg/m2. De acordo com as respostas do questionário sobre satisfação, os pacientes classificaram o atendimento farmacêutico, na maioria dos casos, como ótimo, inferindo, portanto, que o atendimento farmacêutico é de boa qualidade e humanizado. Portanto, aparentemente, o atendimento do farmacêutico na drogaria avaliada é humanizada, devido à alta satisfação dos clientes/pacientes que participaram desta pesquisa.