Resumo:
Esta monografia aborda o tema Marketing de Relacionamento e a importância em fidelizar clientes. Tem como objetivo principal analisar as ferramentas do Marketing de Relacionamento na elaboração de estratégias de uma Cooperativa de Crédito, localizada no Centro Oeste Mineiro, no ano de 2019. Buscou-se destacar as ferramentas de marketing de relacionamento usadas nas relações entre clientes e empresas, analisando quais poderiam ser utilizadas pela Cooperativa a fim de melhorar o relacionamento junto aos seus associados e contribuir na retenção e manutenção deles e, consequentemente, na satisfação dos produtos e serviços ofertados. Para alcançar os resultados, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, específica a um estudo de caso. Foram aplicados 144 questionários aos associados e realizado uma entrevista direcionada ao diretor financeiro. O resultado da pesquisa, permitiu verificar a importância da utilização das estratégias do marketing de relacionamento, no intuito de fidelizar e satisfazer seus associados e na criação de relações duradouras entre esses associados e a instituição. Conclui-se, portanto, que a aplicação das ferramentas do marketing de relacionamento são essenciais na diferenciação da Cooperativa de Crédito, criando um círculo maior de relacionamento e benefícios com seus associados, em relação às outras instituições financeiras.