Resumo:
Este estudo tratou-se de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema: a Mulher no Mercado de Trabalho, no qual se buscou responder à seguinte questão de investigação: Como é a inserção da mulher nas atividades desenvolvidas por empresas do ramo supermercadista? Teve como objetivo, analisar a participação das mulheres nas atividades funcionais desenvolvidas em empresas do ramo supermercadista situadas no município de Luz, Minas Gerais, no período de 2019. A metodologia desse estudo consistiu em uma pesquisa exploratória e pesquisa de campo, de natureza qualitativa e quantitativa, específica a um estudo de caso. A coleta de dados, realizou-se por meio de questionários fechados, aplicados para 6 gestores e 52 colaboradores, em 6 supermercados da cidade de Luz. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Gestão de Pessoas; Organizações e Pessoas; Recrutamento e Seleção; Mercado de Trabalho; Direito do Trabalho e o Setor Varejista. Após a análise dos questionários, teve-se como resultado que: por mais que as mulheres já tenham sofrido uma discriminação no passado, por serem consideradas frágeis, as leis vigentes garantem que tenham as mesmas oportunidades que os homens, ao participar do mercado de trabalho; no entanto, as mulheres ainda não estão sendo inseridas de forma totalmente igualitária em relação aos homens, em questões como renumeração e atividades direcionadas para serem desempenhadas por estas.