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Educação do aluno com deficiência: um direito fundamenta

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dc.contributor.author Carvalho, Cândida Corrêa Côrtes
dc.date.accessioned 2022-06-15T22:09:08Z
dc.date.available 2022-06-15T22:09:08Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/136
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo indicar o mais adequado Sistema de Educação para os alunos com deficiência: Educação Especial ou Educação Inclusiva. Ele visa, levantar o problema, questionar, motivar a família e a sociedade; cobrar participação e resultados; buscar normas e diretrizes, subsídios capazes de apontar um caminho viável, de inclusão socioeducacional do portador de alguma deficiência. A metodologia usada foi a qualitativa, bibliográfica e narrativa. Em relação aos resultados, percebe-se que as deficiências e limitações, constituem barreiras à inserção na sociedade, no trabalho e na própria família. É um problema de ordem sociopolítico, religioso, educacional e econômico. Vem dos primórdios da humanidade e resulta em fatores que vão do preconceito à marginalização, da superação ao sucesso. O retrospecto histórico dá uma visão do tratamento dispensado a pessoa com deficiência através dos tempos. Conclui-se que não bastam leis, acordos e decretos impositivos. Urge dar ao aluno com deficiência a educação que lhe assegura o Direito Fundamental a que faz jus, como preceitua o Art. 208, inserido na Constituição Federal de 1988. Com a pandemia se agravou a situação educacional no país. Os alunos com deficiência foram os mais prejudicados. Praticamente inacessível para eles a nova modalidade de ensino/aprendizagem pelas redes sociais. Contudo, espera-se não ser a pandemia desculpa de retrocesso na Educação. Muito menos motivo para satisfazer interesses escusos de políticos. Sejam de fato reais, as políticas públicas inerentes à educação de pessoas com deficiência. en_US
dc.language.iso other en_US
dc.subject Educação inclusiva. Aluno com deficiência. Políticas públicas. en_US
dc.title Educação do aluno com deficiência: um direito fundamenta en_US
dc.type Thesis en_US


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